Construindo uma Prática de Letramento para Formação de Leitores

O Curso de Extensão Construindo uma Prática de Letramento para Formação de Leitores visa a contribuir para a solução de um problema socialmente relevante – o ensino de leitura –, com base na investigação e construção de uma prática de leitura, o Pensar Alto em Grupo, que pressupõe mudança de papéis do professor como agente de letramento e dos alunos como protagonistas.

Objetivo

Proporcionar atualização de conhecimento sobre leitura e promover o desenvolvimento de pesquisa sobre o tema na área de Linguística Aplicada.

Público-Alvo

Professores e pesquisadores de língua materna e estrangeira; educadores do ensino fundamental, médio e superior de estabelecimentos públicos e privados.

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre as professoras, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADORA

Profa. Dra. Mara Sofia de Toledo Zanotto

PROFESSORAS

Profa. Ms. Arli Pires de Carvalho
Profa. Dra. Mara Sofia de Toledo Zanotto
Profa. Vivian Maria Marcondes

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição: após a realização do seu cadastro, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após o recebimento de todos os documentos e o pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP Campus Perdizes

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia Autenticada do Diploma da Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

Teorias para Compreensão do Ato de Ler

• Prática Tradicional de Leitura
  • Letramento: Modelo Autônomo. Modelos Cognitivistas de Leitura
  • Abordagem Interacionista
  • Letramento: Modelo Ideológico. Leitura como Prática Social
  • Prática de Letramento e Evento de Letramento
  • Leitura Inferencial
  • Compreensão Inferencial de Linguagem Figurada

Proposta de Prática de Letramento

• Pensar Alto em Grupo: Prática Dialógica e Colaborativa
  • Mediação na Construção das Leituras
  • Perfil Identitário do Agente de Letramento
  • Múltiplas Leituras Geradas pelo Protagonismo dos Leitores
  • Vivências Coordenadas de Leitura de Textos

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 2 de setembro de 2017
Término: 11 de novembro de 2017
Dia da semana: sábado

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso

• 6 parcelas de R$ 222,93

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.