O Estado e o Corpo

O Curso de Extensão O Estado e o Corpo apresenta-se em dois módulos independentes e não sequenciais. Enfoca, no módulo Genealogia dos Estudos Feministas e de Gênero, uma análise das concepções de gênero e sexualidade, bem como dos mecanismos de controle sobre os corpos que produzem e reproduzem diferenças e desigualdades, implícitas em categorias e conceitos do debate dominante para suscitar entre os participantes reflexão sobre as concepções de Estado; questionar o ideal de cidadania universal; propiciar reflexão sobre políticas públicas como espaço para a incorporação da categoria gênero, da liberdade de orientação sexual e identidade de gênero.

No módulo Feminismos Contemporâneos, o curso promove reflexão sobre a alteridade do feminino e sua insistente secundarização. Nas aulas, professores altamente qualificados propõem a discussão do tema com enfoque na artificialidade e no caráter socialmente construído de representações e práticas sociais e culturais frequentemente apresentadas como naturais. Os temas agregadores dessa reflexão são o corpo, a linguagem e as narrativas. Sendo os feminismos plurais e transdisciplinares, a sua pluralidade é mantida numa abordagem comparativa, com referência às diversas correntes feministas.

Objetivo

Propiciar a discussão de questões contemporâneas no campo da Teoria de Gênero e das Sexualidades.

Público-alvo

Estudantes de Serviço Social, Psicologia, Direito, Ciências Sociais e História; educadores sociais, pesquisadores, participantes de ONGs e outros interessados.

Professora em destaque

Profa. Dra. Carla Cristina Garcia

Graduada (1988), mestre (1991) e doutora (2000) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado no Instituto Jose Maria Mora (México - DF) (2004). Professora assistente doutora na PUC-SP e professora titular na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Tem experiência nas áreas de Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Lazer Urbano, atuando nos seguintes temas: gênero, mulheres, condição social, relações sociais e políticas sociais. É coordenadora do Inanna - Núcleo Transdiciplinar de Investigações de Sexualidades, Gênero e Diferenças da PUC-SP e autora de diversos livros, entre eles Ovelhas na Névoa: um Estudo sobre Mulheres e a Loucura; Produzindo Monografia; Sociologia da Acessibilidade e Breve História do Feminismo. Saiba mais

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADORA

Profa. Dra. Carla Cristina Garcia

PROFESSORES

Profa. Dra. Carla Cristina Garcia
Prof. Daniel Françoli Yago
Prof. Ms. Fabio Mariano da Silva
Prof. Ms. Marcelo Hailer Sanchez

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Perdizes

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

Clique nos links e conheça os temas abordados em cada um deles.

Genealogia dos Estudos Feministas e de Gênero

• Constituição do Estado Moderno e Mulheres
  • Demandas do Século XX – das Sufragistas às Lutas Operárias
  • Anos 70 – de Beauvoir às Feministas Radicais
  • Feminismo Contemporâneo

Feminismos Contemporâneos

• Feminismos Contemporâneos: Nova Agenda dos Movimentos Sociais e Teorias Pós-Feministas
  • Feminismo da Diferença
  • Feminismo Lésbico, Chicano, Negro, Latino-Americano
  • Pós-Colonialismo e Teorias de Gênero

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Uma Genealogia dos Estudos Feministas e de Gênero
Início: 12 de maio de 2018
Término: 30 de junho de 2018