O Estudo Funcional da Gramática: a Interface Gramática/Discurso

Apresentação 

A gramática, isto é, as regras que subjazem ao funcionamento de uma língua - no caso, a língua portuguesa –, tem sido, em geral, enfocada frente a uma concepção de língua que a considera auto-suficiente, imanente, fechada em si mesma, sem ligação com o seu contexto de uso. Nesse tipo de estudo, concentrou-se muito mais no exame da estrutura da língua (o que é a língua) e não na função da língua (para que serve essa estrutura). É como estudar a estrutura de uma bicicleta, sem prestar atenção à função que ela deve realizar: nunca entenderíamos o motivo de sua estrutura frágil, seu baixo potencial de velocidade, sua pequena cobertura quilométrica, se não atentássemos para sua função, o transporte de pequenas cargas limitado a curtos espaços, o que não exige estrutura mais potente.

Assim, também, por exemplo, no exame gramatical da causalidade (que pode ser realizado estruturalmente através, não só de orações subordinadas causais, mas também através de preposições, substantivos e outros meios) veremos que a expressão da causalidade tem a função de minimizar situações que envolvem confronto do falante com a opinião do falante ou expressões muito radicais que possam ferir o interlocutor.

Quanto à questão do contexto, alguns fatos mostram que língua e contexto estão interrelacionados: somos capazes de deduzir o contexto de um texto, somos capazes de predizer a língua através de um contexto. Sem um contexto não somos capazes, em geral, de dizer que significado está sendo construído. Onde entraria, então, a gramática nesse modo de ver a língua? A gramática é o sistema linguístico, um repositório virtual, onde estão os vários recursos léxicos-gramaticais que uma língua oferece aos seus usuários, para que estes possam dizer as coisas de acordo com o contexto em que ocorre a interlocução oral ou escrita. Há sempre diferentes modos de dizer a mesma coisa, e cada modo se reveste de um significado específico, nem sempre explícito, devido a interesses circunstanciais. Importa também saber que uma determinada escolha léxico-gramatical vale, não pela escolha em si, mas pelas demais opções que deixaram de ser escolhidas.

Nesse sentido, quais seriam os recursos linguísticos utilizados para realizar a aproximação do escritor de seu leitor? Como expressar um confronto sem ameaçar a face do interlocutor? Como dar realce a um ou outro elemento do discurso através da escolha entre Tema e Rema? Como avaliar explícita ou implicitamente não só conteúdo de uma mensagem, mas também o interlocutor? Como adequar a linguagem às exigência de um gênero? São essas algumas das questões que estão no centro das pesquisas linguísticas, e que o curso se propõe a responder.

Objetivos do Curso

Examinar os recursos linguísticos que a língua portuguesa oferece, em termos de significados informacionais, interpessoais e textuais, e justificar a seleção daquele(s) que mais se adequa(m) a um determinado contexto de situação e de gênero.

Público Alvo

Alunos de graduação e de pós-graduação; professores e interessados em geral sobre questões gramaticais.

Corpo Docente 

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Sumiko Nishitani Ikeda

PROFESSORES

Profa. Dra. Sumiko Nishitani Ikeda

Sujeito a alterações.

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique em Plataforma Lattes, vá em Buscar/Buscar Currículos e digite o nome completo do professor cujo currículo deseja consultar.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após a confirmação do recebimento de TODOS os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP - Campus Consolação

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte na aba Investimento no menu vertical esquerdo.
Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (onde conste o CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para os Graduados e Cópia autenticada do Histórico Escolar para os Graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática 

Carga Horária

30 horas.

Temas

  • A estrutura da língua portuguesa: morfologia e sintaxe.
  • O contexto: linguístico (co-texto) e social (situacional, cultural e ideológico), que influem na estrutura da língua.
  • As escolhas léxico-gramaticais: adequação da língua no contexto de uso.
  • Texto e discurso: produto e processo; semântica e pragmática.
  • A causalidade, a condicionalidade e a concessão: sua realização léxico-gramatical.
  • A construção passiva como elemento de manutenção da progressão temática, da coesão, de (des)focalização de participante. Sua função no direcionamento da interpretação do leitor.
  • A implicação da classificação verbal em transitivos e intransitivos: a necessidade de outras variáveis.
  • As definições tradicionais sobre conceitos gramaticais. Questionamentos e consequências.
  • A adequação das escolhas léxico-gramaticais em relação ao gênero discursivo.
  •