Português Brasileiro: Língua e Cultura - Curso de Férias

Apresentação 

O Brasil tem sido alvo de atenção de muitos estrangeiros, seja por estar entre um dos países emergentes nas áreas político-econômica e tecnológica, seja pela sua produção artístico-cultural e participação esportiva/desportiva. Nesse contexto, São Paulo, como a maior metrópole do país, devido à sua infraestrutura industrial, comercial, acadêmica, financeira, artística etc., tem atraído muitos deles para aqui atuarem de formas diversificadas, como profissionais liberais ou não, estagiários e/ou intercambistas. 

Sabe-se que há duas posições para a aquisição de uma língua-alvo: na primeira, acredita-se que o estrangeiro adquire a língua-alvo por imersão; na segunda, por ensino formal. O Curso de Férias Português Brasileiro: Língua e Cultura propicia o ensino formal do português brasileiro e busca atender, extensionalmente, falantes estrangeiros que precisam aprender o português brasileiro para se “desestrangeirizarem”, no que se refere, por exemplo, à pronúncia e à explicitação de implícitos culturais, de modo a favorecer sua interaçao em situaçoes comunicativas do cotidiano. São oferecidos três níveis, a saber: nível básico, nível intermediário e nível avançado, todos ministrados com enfoque interculturalista, possibilitando que o estudante aprenda a língua portuguesa com uma nova cultura, conscientizando-se da cultura implícita no uso efetivo de sua língua materna, a fim de ter bom desempenho para a aquisição e o desenvolvimento do falar/ouvir e escrever/ler.

Objetivo

Nível básico: capacitar o aluno a utilizar o português brasileiro para interagir, com fluência mínima, em situações comunicativas, para apresentar-se; cumprimentar; despedir-se; agradecer; pedir informações; situar-se no espaço; fazer compras e pedidos em restaurante; situar-se no tempo.
Nível intermediário: capacitar o aluno a utilizar o português brasileiro para interagir, com fluência e consistência, nas seguintes funções comunicativas: relatar fatos no presente e passado; expressar-se de acordo com a norma urbana culta paulista, em nível de registro formal distenso.
Nível avançado: capacitar o aluno a utilizar o português brasileiro para interagir, com ótima fluência e consistência, nas seguintes funções comunicativas: manter e progredir uma conversação com brasileiro nativo; emitir opinião e justificá-la por argumentos; ter conhecimentos sobre música, teatro e cinema brasileiros, bem como de literatura brasileira; ter conhecimentos de História, Geografia e Cultura brasileiras.

Público-Alvo

Estrangeiros em geral, de diferentes origens, com interesses diversificados, nos níveis básico, intermediário e avançado.

Professoras em Destaque

Profa. Dra. Regina Célia Pagliuchi da Silveira

Bacharel (1962) e Licenciada (1963) em Letras Neo-Latinas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Linguística (1970) pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Letras (1974) pela PUC-SP. É professora do Departamento de Português da PUC-SP. Saiba mais

Profa. Dra. Aparecida Regina Sellan

Graduada em Letras (1985) pela Universidade Braz Cubas (UBC), mestre (1995) e doutora (2001) em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: texto narrativo (leitura, ficção, intriga); ensino de lingua portuguesa para estrangeiros com enfoque interculturalista; fonética e fonologia; morfologia e sintaxe; linguística; produção textual; análise do discurso; discurso literário e jurídico. Saiba mais

Inscrição 

PUC-SP Campus Perdizes

ARII - Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais
Rua Monte Alegre, 984 - Edifício Sede - Sala T-39 (Térreo)
Perdizes - 05014-901 - São Paulo/SP
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

Telefones: (55-11) 3670-8011 / 3670-8498 
Fax: (55-11) 3670-8549
E-maildci-arii@pucsp.br
Sitewww.pucsp.br/arii

Documentos

Para estrangeiros residentes no Brasil: 

  • Cópia do RNE
  • Cópia do comprovante de endereço (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Para estrangeiros não residentes no Brasil:

  • Passaporte e cópia do Visto
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Tipos de Vistos autorizados para matrícula: Trabalho, Diplomático e Estudante. Caso você não tenha o Visto de Estudante, deverá solicitá-lo no país de residência e apresentá-lo até o inicio das aulas.

Candidatos sem Visto apropriado ou que estejam fora do país deverão entrar em contato com a Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais da PUC-SP (ARII) para solicitar informações sobre o procedimento de matrícula.

Candidatos com Visto de Turista deverão, no momento da inscrição, assinar Termo de Compromisso para apresentação do Visto de Estudante até o início das aulas, sob pena de cancelamento da matrícula.

Após realizar a inscrição online, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula e o Termo de Compromisso (citado acima). É necessário imprimir os documentos, assiná-los nos locais indicados e entregá-los na Secretaria da COGEAE (Rua da Consolação, 881, Consolação - São Paulo/SP. Telefone: 55-11 3124-9600) até o primeiro dia de aula do curso.

Estrutura Didática 

Clique nos módulos e conheça os temas abordados em cada um deles.

Módulo Básico (60 horas) 

  • Uso Oral de Expressões Familiares e Cotidianas
  • Expressões de Uso Dialogado na Realização de Tarefas Simples e Rotineiras na Interação Comunicativa
  • Expressões Linguísticas do Cotidiano e seus Implícitos Culturais
  • Expressões Contextuais, Orais e Escritas, Relativas ao Meio Circundante e a Assuntos Relacionados com Necessidades Imediatas
  • Questões Básicas de História, Geografia e Cultura Brasileira

Módulo Intermediário (60 horas)

  • Elementos Segmentais de Pronúncia Estandardizada do Português Brasileiro
  • Léxico Estandardizado para Situações Familiares, relativo a Temas Abordados no Trabalho, na Escola, nos Momentos de Lazer etc.
  • Regras Gramaticais, Gramaticalizações e Lexicalizações do Português Brasileiro, relativas a Estruturação de Frases e Sequências de Frases na Coesão Textual Oral e Escrita de Textos Reduzidos
  • Categorias de Tempo e de Lugar para Relatos de Fatos no Presente e no Passado, bem como para a Construção do Acontecível
  • Elementos Linguísticos Estandardizados em Nível Coloquial Distenso
  • Expressões Linguísticas do Cotidiano e seus Implícitos Culturais
  • Questões Complementares de História, Geografia e Cultura Brasileira

Módulo Avançado (60 horas)

  • Elementos Suprassegmentais da Pronúncia Estandardizada do Português Brasileiro
  • Construção de Opiniões e de Argumentos para Justificar uma Opinião Pessoal
  • Leitura e Redação de Textos Expandidos
  • Expressões Linguísticas do Cotidiano e seus Implícitos Culturais em Contextos Complexos de Interação Comunicativa
  • Léxico, Lexicalização e Gramaticalização para Situação Comunicativa em Contextos Situacionais mais Complexos
  • Produção de Textos de Diferentes Gêneros Discursivos
  • Questões Avançadas de História, Geografia e Cultura Brasileira
Duração 
Ver "Estrutura"
Turmas e Horários 

1º Semestre de 2018
Início: 8 de janeiro de 2018
Término: 26 de janeiro de 2018
Dias da semana: de segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 12h

Para informações sobre o Curso Extensivo, clique aqui

Local 

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP
CEP: 05014-901

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE 

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Categoria 
Curso de Férias
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

 

Módulo Básico

  • Aguarde Informações

Módulo Intermediário

  • Aguarde Informações

Módulo Avançado

  • Aguarde Informações

Consulte nosso Setor de Atendimento pelo telefone (55-11) 3124-9600 para obter mais informações.

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP